quarta-feira, 14 de maio de 2008

E a ti que te diz o fumo?


Hoje é noticia o facto de o primeiro-ministro e o ministro da economia terem fumado durante um voo até Venezuela. Oiço muitos comentários de amigos meus a dizer: "Ai e tal, eles acham que são melhores que nós, que podem fazer tudo.". Discute-se o exemplo que estão a dar, se o voo era privado ou não, ou mesmo que a lei diz que não se pode fumar em lugares de trabalho.

O que interessa é perceber que os membros do governo se interessam por nós. Afinal andaram a fazer leis, com um único objectivo: "Melhorar a saúde dos portugueses".
Ora quando vejo estes exemplos só confirmo que o governo não toma medidas em proveito próprio. A restrição ao fumo visa que andemos mais saudáveis, porque são precisos portugueses saudáveis a trabalhar e não doentes que dão muita despesa e enchem hospitais.
Então se esta lei foi feita para nosso bem e eles fumam nesses mesmos locais, é porque não se preocupem com a saudade deles, afinal a nossa é mais importante e fazemos falta a trabalhar.

Não considero os seus actos como um mau exemplo e passo a explicar. Para ser um exemplo nós precisávamos de andar num voo privado, ora, penso que não conheço ninguém pessoalmente que tenha um avião e maioria de nós deve passar a mesma experiência. Como nunca vamos andar num voo privado nunca iremos estar na dúvida se podemos ou não fumar. Mau exemplo era sim serem apanhados a fumar num restaurante, a partir de agora passava a andar na dúvida cada vez que fosse a um.

E ainda existe mais outra questão. É óbvio que a viagem não era de trabalho. Vão para um país estrangeiro, ficam num bom hotel e têm tudo do melhor que o país pode dar, esta frase a mim só me lembra uma coisa: férias, nunca trabalho.

2 comentários:

alsaharazad disse...

Pressinto que este blogue vai dar que falar :-)

disse...

Pois, mas não nos podemos esquecer de uma coisa, o Primeiro-Ministro tem obrigação de dar o bom exemplo, principalmente aos que fumam. Desde o momento que a Lei entrou em vigor, muita gente deixou de fumar...mas aqueles que continuaram, sentem-se discriminados...e com muita razão pois estão constantemente a ser colocados de parte.
Portanto acaba por ser uma questão de respeito que o 1ºM não teve...
E depois eu não estou a ver o 1ºM a ser autuado... mas se fosse alguem do povo, que imagine-se, que tinha ganho o euro milhoes e utiliza-se um voo privado pra ir de férias...eu queria dizer a negócios (provavelmente n seria noticia por fumar no voo, mas apenas por ter ganho o euro-milhoes)...mas iria ser autuado por não cumprir a lei.
Digo eu...

Bjs