terça-feira, 20 de maio de 2008

Um litrinho ou um eurinho...

Um dos temas que anda agora na boca do mundo é o aumento do preço do petróleo.

Pois eu tenho uma teoria, este aumento anda a ser preparado praticamente desde que se descobriu que o petróleo dá energia.

Pensem lá bem, quando vamos às compras, pedimos por exemplo 1 kg de batatas, 1 litro de leite, 1 embalagem de 250 gramas de manteiga, 1 pão de quilo ou 10 papo secos, isto é utilizamos uma medida de quantidade; pois bem quando vamos por gasolina não pedimos 17 litros de gasolina, pedimos em vez disso 15/20 Euros de gasolina, que me lembre só mesmo com a gasolina e com as gomas é que pedimos dessa maneira.

Como pagamos o mesmo e nem sequer vemos o que o veículo recebeu dado que o tanque de gasolina não é transparente, o sentimento de exploração (pelo menos para mim) é bem menor.

Numa coisa esta ideia tem razão de ser, é mais fácil gerir os custos, é que com tanto aumento se pedisse-mos em litros tínhamos que andar o tempo todo a fazer contas de cabeça, ainda nos enganávamos e no final não tínhamos dinheiro para pagar a despesa, como é obvio isso não dava jeito nenhum às gasolineiras!

Fica a pergunta final: Se todos os produtos também aumentam de preço e continuamos sempre a fazer os pedidos em Kilos e litros, porque razão na gasolina pedimos de outra maneira?

1 comentário:

disse...

Pois aqui está uma pergunta dificil...
Bom de gomas percebo eu!!!
E tal como a gasolina tb são caras!!! ;)))